NIS - NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO SOCIAL

Para que o adolescente possa participar do Ingresso IMCG, precisa ter o comprovante de inscrição ou atualização do NIS, que é fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS ou no CRAS mais próximo da sua residência. Para obter o NIS precisa estar inscrito no CadÚnico e estar com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

O NIS tem como finalidade identificar cidadãos que não trabalham com vínculo empregatício e que queiram solicitar ou possam vir a receber BENEFÍCIOS SOCIAIS, tais como: seguro desemprego, auxílio Brasil, abono salarial ou solicitações de atendimentos no âmbito da assistência social, para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Por ser uma entidade de assistência social, o Instituto Mirim realiza seus serviços de acordo com as diretrizes do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Por tanto, os interessados em participar do INGRESSO IMCG, precisam requerer ou atualizar seu cadastro para emissão do comprovante do NIS.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE NIS E PIS - LEIA ATENTAMENTE

PIS – PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

É gerado quando o cidadão passa a ter vínculo empregatício ou seja, quando obtém seu primeiro emprego. Caso o cidadão tenha o NIS, ao ser registrado com carteira assinada é aproveitado o mesmo número. Seu cadastro NIS torna-se um cadastro PIS e o cidadão passa a usufruir del. benefícios associados ao seu emprego, tais como seguro desemprego e direito a abono salarial.
O comprovante ou cartão PIS, não substitui a obrigatoriedade de apresentação do comprovante do NIS, que é o registro necessário para solicitação de atendimentos no âmbito da assistência social.